Você sabe o que é uma festa exclusiva?

4197213

Atualmente somos bombardeados diariamente por excesso de informação em todos os meios de comunicação. As mídias e páginas sociais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Ficou muito mais fácil buscar textos e modos de fazer na internet. No que diz respeito a festas infantis, a mães estão cada vez mais ativas no processo de criação. Elas buscam novos temas, procuram pelas últimas tendências e sabem exatamente o que querem e o que não querem para este momento tão especial do seu filho. Muitas aventuram-se em fazer a decoração sem ajuda profissional. Outras que mesmo contratando uma decoradora preferem opinar em muitas das etapas.

Nesse oceano de conteúdo, inúmeros serviços são oferecidos. O que deveria facilitar muitas vezes torna tudo mais complicado para quem não atua profissionalmente. 

Com intuito de ajudar vamos listar abaixo os vários tipos de serviços oferecidos no universo das festas infantis. Seja para você que vai cuidar da festa completa ou para a mãezinha que pretende ter algum apoio na decoração ou até mesmo para aquela que vai deixar tudo nas mãos de um profissional. Espero que esse guia abaixo torne essa tarefa muito mais fácil.

TIPOS DE SERVIÇOS E PROFISSIONAIS DE FESTA INFANTIL

ASSESSOR DE FESTA INFANTIL –  profissional que cuida de todos os detalhes da festa. Desde escolha do local, até convites, lista de convidados, R.S.V.P., buffet, decoração e lembrancinhas. A assessora irá indicar e acompanhar a contratação, além de ter um plano completo de tudo o que acontece no evento. Antes, durante e depois. Esse serviço é indicado para a anfitriã que não tem tempo ou não quer se envolver com a organização do evento.

DECORADOR DE FESTA – profissional capacitado para desenvolver um projeto desde o início e fazer toda a ambientação do evento. Passando pela mesa de doces decorada, entrada do evento, mesa de convidados, cenografia entre outros. Esse profissional pode cuidar da contratação dos fornecedores envolvidos na sua produção mas não se envolve com os demais itens da festa. A menos que o decorador seja também o assessor da festividade.

MONTADOR DE FESTA –  profissional que executa a montagem da decoração conforme projeto anterior que é repetido diversas vezes da mesma maneira. Não é o criativo e sim o executor. Muitas vezes criou a primeira versão mas repete a mesma montagem para todas as festas no mesmo tema. Muitas vezes delega a montagem para outros funcionários.

LOCADORA DE MÓVEIS E PEÇAS –  empresa especializada em festas onde podemos encontrar mobiliário, peças de porcelana, bonecos e demais itens para montagem de mesa decorada e cenário do evento.

KITS DE LOCAÇÃO – são kits pré formatados de temas específicos disponíveis para locação. No kit são incluídas todas as peças, bonecos e muitas vezes kit de papelaria e ou doces. São práticos mas exigem a montagem do próprio dono da festa no dia do evento. E costumam produzir mesas mais básicas e com poucas possibilidades de diferenciação.

TIPOS DE MONTAGENS E DECORAÇÃO DE FESTA INFANTIL 

DECORAÇÃO PROVENÇAL – muitas empresas e decoradores oferecem esse tipo de montagem em que diversos temas comerciais são oferecidos. Portanto não existe a possibilidade de criar um tema diferenciado. Somente reproduzir os temas oferecidos. São usados os tradicionais arcos de balões básicos ou colunas, as mesas são de MDF branca e apresentam aqueles recortes característicos, as peças costumam ser em MDF branca, e os bonecos são os comerciais em pelúcia ou plástico. Todas as montagens em cada tema ficam exatamente iguais não permitindo personalizações.

DECORAÇÃO CLEAN – como o nome mesmo diz são montagens mais “limpas” sem muita informação. São utilizados móveis rústicos de madeira, brancos ou coloridos, peças nobres em porcelana, ferro ou vidro, flores naturais e poucos balões em gás hélio. É preciso atenção pois decoração vendida como clean também pode ser personalizada ou exclusiva.

DECORAÇÃO AFETIVA – festas afetivas tem por diretriz central o uso da emoção na sua produção. Os itens empregados costumam ser peças produzidas a mão (handmade). Em vez de uso de bonecos comerciais a decoração afetiva prefere o uso de bonecos de feltro, crochê, feltragem, pano e tecido. Itens com valor sentimental são aplicados na produção, como fotos da família, brinquedos da criança e outros símbolos de valor sentimental.

DECORAÇÃO PERSONALIZADA – é feita com itens personalizados que podem ser de papelaria, itens decorativos ou mesmo doces decorados. Nesses são incluídos nome da criança, idade e/o tema, cores da paleta escolhida. As festas ficam personalizadas mas não necessariamente exclusivas. Uma mesma mesa de determinado tema, por exemplo branca de neve, pode ser montada para outra criança exatamente da mesma maneira com a diferenciação apenas nos detalhes de personalização.

DECORAÇÃO EXCLUSIVA – para ser considerada exclusiva a decoração tem que ser criada em projeto único para cada cliente. Qualquer temática é possível de ser desenvolvida e os temas lúdicos costumam ser os preferidos. Em uma primeira reunião o tema é definido e em seguida a paleta de cores. O “desenho” do projeto passa pela escolha de fornecedores, opção pela mobília ideal, doces e bolo, itens de papelaria, peças utilizadas, itens decorativos e arranjos florais. Cada projeto será desenvolvido do “zero” com uma leitura com o jeito do anfitrião. Esse tipo de produção exige do decorador uma maior entrega e disponibilidade para cada cliente e projeto. Portanto esse tipo acaba sendo o de maior valor agregado, diferenciação e criação.

Existem também diversos estilos de decoração. Boho, vintage, rustico chique, moderno, shabby chic entre outros. Mas isso já é assunto para o próximo post.

Espero que tenham gostado! Beijos e até a próxima!

Fabi Borgheresi

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s