Dicas e Inspirações

Dicas para um festa de batismo perfeita.

Batizado Paula

“Na Igreja Católica, o batismo representa o primeiros dos sete sacramentos e é considerado um rito de passagem. Ao receber tal benção, a criança inicia a sua fé e sua vida cristã, tornando-se um filho de Deus, um discípulo de Cristo, um membro da Igreja e abrindo seu caminho para a salvação. Não se recebe nenhum outro sacramento sem o batismo.” blog Vestida de Mãe por Fernanda Floret

O batismo é um ocasião muito especial e repleto de significados para a família brasileira. Um momento de união dos familiares e amigos próximos. A escolha dos padrinhos costuma ser muito importante para os pais e uma grande honra para quem recebe o convite. Pois serão os padrinhos os pais “substitutos” que irão guiar a criança na vida e na fé, auxiliando os pais nesta importante tarefa.

As comemorações de batismo costumam ser mais intimas, mas não existe impedimento para festas maiores. Geralmente um almoço ou brunch é a opção da maioria dos pais pois o rito na igreja usualmente ocorre na parte da manhã. Abaixo iremos dar algumas dicas para organizar um batizado memorável.

DICAS PARA ORGANIZAR UM BATIZADO PERFEITO

CONVITE

O convite pode ser feito informalmente, de preferência pessoalmente ou por telefone, mas hoje em dia até por e-mail seria aceitável. Algumas famílias mais tradicionais ainda fazem questão do uso do convite impresso, o que eu acho fino e delicado. Principalmente por que pais e avós gostam de guardar o mesmo como lembrança deste momento único e marcante. Existe inúmeros modelos de convites do tradicionais aos mais inusitados. O convite deve seguir a linha de decoração e estilo da festa.

VESTIMENTA

A criança deve sempre vestir branco. Para meninas um bonito vestido branco que combine com a personalidade da mesma e que seja confortável. Para os meninos um lindo macacão ou um conjunto de calça. Os pais e familiares devem estar de acordo com o evento que virá em seguida. Lembrando que o traje esporte fino para a igreja seria apropriado. Todas as cores estão liberadas para os adultos, não se esquecendo somente que algumas igrejas não permitem trajes muito decotados durante o culto.

BUFFET E BEBIDAS

Para a escolha do menu é importante respeitar o horário do evento.  Para alguns batizados servimos inclusive café da manhã pois a celebração na igreja ocorreria muito cedo. Mas na grande maioria a missa de batismo acaba próximo ao horário de almoço. O que torna apropriado o serviço de brunch ou mesmo de almoço completo. Para o brunch pães, frios, frutas, sucos, sanduíches, omeletes, crepes, bolos e doces. Para almoço massa e carne são campeões de audiência. A sobremesa pode ser substituída pela tradicional mesa de doces e bolos. Para bebidas sucos, água, refrigerante (não esquecer da opção sem açúcar) e um bom espumante para o brinde já será suficiente. Para acrescentar vinho durante o almoço observe a harmonização com os pratos servidos. A cerveja é muito popular no nosso país e em dias quentes faz muito sucesso nas comemorações. Caso queira sofisticar existem as versões especiais que agradam muito.

DECORAÇÃO DA MESA DE DOCES

Nem toda celebração de batizado pede uma decoração completa. Alguns pais optam por comemorar em um restaurante. Ou mesmo quando escolhem por fazer em casa preferem algo mais simples. Mas muitas são as famílias que não abrem mão de uma bonita decoração. Quando fazemos a opção de decorar um evento o ponto alto e centro das atenções continua sendo a mesa de doces e bolo. O ambiente terá detalhes por todo canto, colocaremos centrinhos de mesa para os convidados. Mas a mesa de doces será a mais fotografada e receberá todas as atenções. Não existe regras em como deva ser uma decoração de batizado. A única regra é deixar a família feliz. O estilo da decoração deve acompanhar o estilo da festa e dos pais. Nem a tradicional decoração toda branca é mandatária. Muitas decorações de batizado ficam lindas em cores. Azul marinho com rosa para meninas, verde e dourado para meninos são duas sugestões belíssimas. Mesmo que o branco seja ainda a opção, não é necessário que ele venha sozinho. Branco e dourado, branco e azul, branco e amarelo. Anjos, espírito santo, santinhos e toda e qualquer referencia a religião adotada pode ser usada. Arranjos de flores, mesmo que pequenos, são essenciais para a beleza da mesa. Assim como um bonito bolo (mesmo que seja fake) e doces finos e delicados que completam o cenário.

DOCES E BOLO

Em eventos como este os docinhos são uma atração à parte. Finos, deliciosos ou modelados e lindos já fazem metade do papel decorativo da mesa. Importante calcular uma boa quantidade, sobretudo se não houver sobremesa. De 5 a 6 unidades por pessoa caso o bolo não seja verdadeiro e de 3 a 4 caso seja também servido o bolo ou sobremesa. Para o bolo considerar que apenas 70% dos convidados irão comer, 100 gramas por pessoa. Para cada cento de doce, escolher uma variedade. Sempre bom ter uma opção de chocolate, uma de fruta e uma de frutas secas (como o tradicional camafeu de nozes). Para os doces modelados não exagerar na quantidade. Os personalizados acabam tendo mais o papel de enfeitar a mesa.

FOTO E FILMAGEM

 Acreditamos que todo acontecimento marcante e especial merece ser eternizado. Tanto o ritual na igreja, quanto a confraternização logo após pedem este tratamento especial. A contratação de profissionais é o mais indicado para que a qualidade do material fique perfeita e para que nenhum parente seja sobrecarregado com este papel. Além do mesmo acabar por não sair na maior parte das fotos e filmagem. Mas se a verba para o evento estiver curta não esqueça a máquina, revezem e  fotografem assim mesmo.

LEMBRANÇAS

 Muitas são as ideias para lembrancinhas de batizado. Desde escapulários, terços, santinhos, almofadinhas, saches, cheirinhos, oratórios passando pelas lembranças comestíveis. Eu particularmente sou fã das comestíveis. Nada melhor do que levar um gostinho da festa para casa. Bem batizados, chocolates e docinhosgourmets, biscoitos decorados, cupcakes entre muitas outras sugestões. Se o orçamento permitir uma faça um tipo para guardar e outro para degustar.

Espero que tenham gostado das nossas dicas. Visite nosso álbum e vejam duas lindas decorações de batizado menino e menina, para se inspirar.

 

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s